ESPECIALIDADES | GINECOLOGIA

Ginecologia 2021-04-23T11:01:42+00:00

Localidade: Coimbra | Leiria | Tondela

O significado da palavra “Ginecologia” é “ciência da mulher”. Esta constitui a especialidade médica responsável pela saúde da mulher, acompanhando-a ao longo das diferentes fases da vida – infância, adolescência, idade fértil e menopausa. O ginecologista tem como função a prestação de cuidados e prevenção de todo tipo de doenças do sistema reprodutivo feminino (vulva, vagina, útero, trompas e ovários) e alterações mamárias (nódulos, quistos, fibroadenomas, etc.).
A prevenção das doenças ginecológicas é o primeiro passo para evitar que elas ocorram. Por este motivo, é fulcral que seja avaliada regularmente em consulta junto do seu ginecologista. Assim, será examinada para que o tratamento seja direccionado e otimizado.

Exames

Os exames de diagnóstico mais frequentemente requisitados pelo ginecologista são:

• Ecografia ginecológica: ecografia transvaginal ou abdominal para avaliação do útero, trompas e ovários. Neste exame é possível averiguar a existência de alterações a nível do útero, trompas e ovários (ex.: quistos ováricos, miomas uterinos, ect).
  • “Papanicolau” ou citologia do colo do útero: exame simples (realizado através de um pequena esfoliação a nível do colo do útero, aquando da observação ginecológica com espéculo). É extremamente útil na deteção de infeção por Papiloma Vírus Humano (HPV) e no rastreio do cancro do colo do útero
  • .Análises sanguíneas.

Tratamentos

A vulvovaginite é uma infeção na vulva e/ou vagina e é mais frequente após a atividade sexual se ter iniciado.
A doença pode ser transmitida sexualmente, apesar de não se manifestar no sexo masculino No entanto, é necessário que este faça também o tratamento, de modo a evitar novamente a transmissão.

Sintomas da vulvovaginite

A vulvovaginite tem como sintomas gerais:

• Comichão;
  • Irritação na zona íntima;
  • Corrimento intenso;
  • Leve sangramento;
  • Desconforto ao urinar.

Causas da vulvovaginite

A vulvovaginite pode ser causada por bactérias, vírus ou parasitas. Pode ser sexualmente transmissível, estar relacionada com alterações hormonais, falta de higiene ou com o uso prolongado de alguns medicamentos.

Tratamento:

O tratamento pode passar pelo uso de antibióticos ou anti-fúngicos, tendo em conta a origem da infeção.

A síndrome dos ovários poliquísticos (SOP) é um desequilíbrio hormonal que causa sintomas como períodos menstruiais irregulares, acne e crescimento anormal de pilosidades. Esta síndrome provoca o aparecimento em excesso de folículos nos ovários
Normalmente esta síndrome tem origem na adolescência, mas a causa não é conhecida com exatidão.

Sintomas da SOP

Embora os sintomas de SOP possam variar de pessoa para pessoa, e podem variar entre:

• Menstruação irregular;
  • Infertilidade;
  • Acne;
  • Aumento do crescimento de pilosidades;
  • Dificuldade em engravidar;
  • Ausência de ovulação;

Tratamento:

O tratamento depende do tipo e gravidade dos sintomas reconhecidos e da idade da mulher.
Em certos casos, a prática de exercício físico e a redução de hidratos de carbono ajudam a diminuir os níveis de insolina, o que ajuda na ovulação.
As pílulas anticoncecionais de progesterona (e estrogénio) que ajuda na regulação da menstruação e a diminuir alguns dos sintomas apresentados.
O tratamento tem de ser sempre prescrito especificamente para cada caso, pois por vezes pequenas alterações no mesmo fazem grandes diferenças nos sintomas revelados.

Os miomas são tumores benignos que aparecem no útero e, normalmente, são bastante comuns em mulheres em idade fértil. Em muitos casos, o mioma não apresenta sequer sintomas, sendo que o diagnóstico é feito na ida ao ginecologista.
A probabilidade de desenvolver miomas está relacionada com a idade, hábitos alimentares, obesidade e histórico familiar.

Sintomas do mioma uterino

Quando os miomas se fazem acompanhar de sintomas, estes podem ser:

• Dores na região posterior das pernas;
  • Pressão ou dor na região pélvica;
  • Menstruação abundante;
  • Pressão na bexiga;
  • Infertilidade;

Sintomas do mioma uterino

As causas do aparecimento do mioma estão geralmente relacionadas com fatores hormonais ou genéticos.

Tratamento:

Se o mioma não apresenta sintomas, e dependendo da localização e tamanho do mesmo, por vezes o ginecologista opta por uma postura de prevenção e vigilância do mesmo, até que algo mude.
O tratamento pode passar por hormonas que ajudem a reduzir o tamanho do mioma, sendo em que em seguida se dá a remoção do mesmo (através de histeroscopia, laparoscopia ou cirurgia).
Há 25% de probabilidade da doença reaparecer, mesmo tendo havido remoção do mioma anterior.

Corpo clínico

Bárbara Faria