ESPECIALIDADES | PEDIATRIA

Pediatria 2021-04-23T10:54:42+00:00
Marcar Consulta

Localidade: Coimbra | Leiria | Tondela

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspetos, sejam eles preventivos ou curativos. Os aspectos preventivos envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura).
Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas, ou não, da criança e adolescente. O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente, com uma formação que compreende no mínimo dois anos de residência médica ou curso de especialização equivalente a pós-graduação, ambas garantindo ao profissional médico o registo como especialista nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM). Para atuar em áreas especificas da pediatria é necessário além da formação inicial, treino e estudos em serviços especializados por um período que vai de um a três anos.

Tratamentos

A gastroenterite é uma infeção no estômago e intestinos, normalmente de origem bacteriana ou viral, e é bastante comum nas crianças.
O grande problema da gastroenterite é a perda de líquido e de sais minerais que a criança perde devido aos vómitos e diarreia. Assim, é muito importante estar atento a sinais de desidratação que a criança possa apresentar.
Para além disso, a gastroenterite é facilmente transmissível, sendo que é de evitar o contacto com muitas pessoas.

Sintomas da gastroenterite
Os sintomas da gastroenterite duram até 7 dias, normalmente, e são:

  • Desidratação;
  • Febre;
  • Cansaço;
  • Cólicas;
  • Vómitos;
  • Diarreia;
  • Perda de apetite.

Causas da gastroenterite:

As causas da gastroentrite estão normalmente relacionadas com bactérias, microrganismos ou vírus. Há que ter especial cuidado com as carnes mal cozinhadas (como hamburgueres), que são uma causa muito recorrente para o desenvolvimento de gastroenterite.

Tratamento:
A principal preocupação na gastroenterite é evitar a desidratação da criança, e para isso é necessário a ingestão de uma grande quantidade de líquidos.
Durante a doença é também necessário ter cuidados alimentares, sendo que é de evitar leguminosas, cereais, fruta crua, molhos e fritos. À medida que os sintomas vão desaparecendo, podem-se adicionar gradualmente os cereais cozinhados, a fruta e o pão torrado.
Pode ainda ser necessário recorrer a medicação para os vómitos ou antibióticos. Em casos mais extremos, e principalmente se a criança desidratar, pode ser necessária a hospitalização.

Corpo clínico

Patrícia Miranda

MARCAR CONSULTA