Exames complementares na Clínica Boavista

Exames complementares na Clínica Boavista

Dispomos de uma vasta gama de equipamentos para a realização de exames complementares e tratamentos oftalmológicos. Connosco encontra a mais avançada tecnologia e as mais recentes técnicas ao serviço da sua saúde.

 

OCT – Tomografia de Coerência Ótica

A OCT permite diagnosticar doenças da retina e do vítreo, sendo essencial nas decisões terapêuticas e também na avaliação pós-operatória. Consiste numa tecnologia não-invasiva, semelhante à ecografia, através da qual se conseguem obter imagens de cortes transversais da retina e das estruturas intraoculares, com alta resolução.

É um exame simples, rápido e seguro. Não implica quaisquer cuidados especiais nem riscos para o paciente. Durante o exame, o utente está sentado com a cabeça e a testa encostada ao equipamento. Depois apenas tem de seguir as indicações do técnico de diagnóstico.

Esta tecnologia tem vindo a ser aperfeiçoada nos últimos anos. Atualmente tem a capacidade de medir a espessura e o volume da camada de fibras nervosas da retina, constituindo uma ferramenta importantíssima no diagnóstico das neuropatias óticas, como o Glaucoma.

 

Exame de Campo Visual

Trata-se de um exame oftalmológico que permite avaliar a visão central e a visão periférica de cada olho. É realizado sempre que o paciente acusa alterações específicas na visão. O objetivo é avaliar se o campo de visão central e periférico estão normais ou se existem alterações em algum ponto da visão. Estas alterações podem ser provocadas por diversas patologias, tais como, glaucoma, neuropatias ópticas e lesões do sistema nervoso central, pelo que o exame de campo visual é essencial para o correto diagnóstico e consequente tratamento do doente.

 

Estudo do Equilíbrio Oculomotor

Este meio complementar de diagnóstico permite estudar a visão binocular, avaliando o equilíbrio oculomotor. Permite diagnosticar distúrbios da motilidade ocular da visão binocular bem como outras anomalias associadas. Este exame é realizado sempre que existem suspeitas de patologias como estrabismo, visão dupla e queixas de cefaleias.

 

Laser YAG

O laser YAG consiste num fotodisruptor utilizado em pequenas cirurgias, em regime de ambulatório. O procedimento é seguro, eficaz e indolor, realizado sob anestesia tópica (gotas).

Esta técnica é utilizada para romper a cápsula do cristalino, quando esta se encontra opacificada. Esta opacificação ocorre em cerca de 30% dos olhos submetidos a cirurgia de catarata provocando perda de visão.

É também usado para realizar iridotomias (remoção cirúrgica de parte da íris) no tratamento de glaucomas.

By | 2019-08-19T11:09:45+00:00 Agosto 19th, 2019|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment