Estar demasiado tempo ao sol aumenta o risco de lesões na visão.

Estar demasiado tempo ao sol aumenta o risco de lesões na visão.

Os raios UVB são particularmente importantes para o estímulo da produção de vitamina D, essencial para a pele por exemplo, contudo são também os principais responsáveis pelas queimaduras solares e podem prejudicar a saúde quando existe uma exposição demasiado prolongada.

A radiação UV aumenta nos meses de verão e pode ser centenas de vezes mais elevada ao meio dia do que ao início da manhã, daí as recomendações de evitar a exposição solar entre as 12h e as 17 horas.

Ao nível da visão, a exposição excessiva ao sol pode provocar lesões no cristalino, na córnea, pálpebras e até na retina. Por outro lado, aumenta o risco de desenvolvimento de cataratas, problema que limita a passagem de luz até à retina e consequentemente impede a formação de imagens. Esta é uma patologia bastante comum em pessoas com mais de 65 anos, contudo é agravada por alguns fatores de risco como a exposição prolongada e regular ao sol.  Por sua vez e ainda que também relacionado com a idade, este fator de risco aumenta a probabilidade de degeneração macular, que é uma das principais causas de cegueira a partir dos 60 anos. Trata-se de uma patologia que inicialmente é imperceptível, mas que gradualmente começa por provocar alterações na visão, como a distorção da imagem.

Cuide da sua saúde, evite demasiada exposição ao sol nas horas de maior calor e utilize óculos de sol.

By | 2019-08-19T09:50:00+00:00 Agosto 19th, 2019|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment